terça-feira, 1 de agosto de 2017

VIAGEM À BULGÁRIA E ROMÉNIA

Decorreu entre os dias 13 e 22 de julho a viagem à Bulgária e Roménia, em tempo divulgada, e que despertou o interesse de dezóito sócios da Anac e seus convidados. As expetativas existentes revelaram-se inteiramente justificadas, pela beleza das paisagens e o valor artístico dos edifícios e monumentos, que ao longo de dez curtos dias foram desfilando frente aos olhos surpreendidos dos viajantes.
Como seria de esperar, o relacionamento entre os viajantes foi excelente, dele tendo resultado um convívio de franca e alegre camaradagem.
Das cidades e monumentos de beleza e importância histórica já referidas, poder-se-ão destacar na Bulgária as montanhas de Rila, onde se encontram o Museu, a Igreja e o Mosteiro, classificado como Património Mundial pela UNESCO. Descendentes do antigo povo Trácio, são muitos os vestígios da sua presença no território, sendo de referir o Túmulo de Kazanlak, anterior ao séc. IV, de forma circular e pinturas ainda em muito bom estado de conservação, e também considerado Património Mundial pela Unesco. As surpresas foram constantes ao longo da viagem, mas o que verdadeiramente nos surpreendeu, foi a visita em Bucareste ao que foi denominado Palácio do Povo, gigantesco edifício cuja construção implicou a destruição de um quarteirão inteiro, com cerca de 65.000 m2, 1.000 salas, trinta e muitas salas de reuniões, e onde presentemente funciona o Parlamento romeno. Toda esta loucura se passou no regime de Nicolae Ceausescu, que aqui gastou milhões sem se conseguir vislumbrar qual a finalidade.
No fim a satisfação era geral, convidando à participação em outras viagens, que a Anac se empenhará em colocar à disposição dos seus sócios.

Sem comentários: