sexta-feira, 15 de setembro de 2017

À DESCOBERTA DAS ARTES EM FIGUEIRÓ DOS VINHOS

Depois de frustrada a visita programada para descobrirmos as artes em Figueiró dos Vinhos, em consequência dos terríveis acontecimentos de Julho, um grupo de quase 40 dos nossos Sócios, familiares e amigos visitaram a região.
Foi um dia muito agradável, onde descobrimos que Figueiró não é só incêndios mas que tem uma vida cultural muito rica.
Foi um dos locais eleitos por uma grande parte do denominado "Grupo do Leão" para criar as suas preciosas obras. Do dito grupo (dinamizado por Silva Porto) fazem parte os 3 irmãos Bordallo Pinheiro e José Malhoa, entre outros famosos pintores e artistas vários inspirados no "movimento naturalista".
O Museu e Centro de Artes está muito bem documentado e tem uma exposição valiosa que contempla todos os talentos do "Grupo". O "casulo" de Malhoa foi mais uma agradável descoberta bem como o precioso Museu do xadrez que ela alberga.
A visita foi muito bem acompanhada pelo técnico do Museu, o Miguel Serra (que, curiosamente é filho de um dos nossos Sócios, que teve a amabilidade de também acompanhar o grupo durante todo o dia - o Juvenal Serra).
Depois, foi "visitar" o restaurante Varanda do Casal, no Casal de S. Simão (uma das Aldeias do Xisto") onde um apetitoso cabrito nos esperava para recompormos forças.
Da parte da tarde ainda houve tempo para a visita ao Convento de Nª Sª do Carmo e à Igreja Matriz onde o altar-mor está enriquecido com um espetacular Malhoa denominado "Batismo de Cristo", oferta do próprio autor.
Após uma rápida visita à fábrica do pão-de-ló local (rápida porque não havia exemplares para todos os interessados...), foi o regresso a casa mais ricos interiormente e com a satisfação de sentirmos também que tínhamos contribuído um pouco para a dinamização da economia local.
Veja aqui algumas das fotos obtidas. O nosso agradecimento aos Amigos Carlos Simões e Diamantino Santos por terem compartilhado com todos algumas das suas fotos.

Sem comentários: